Melhores empresas de fintech no Brasil: as 7 principais escolhas e avaliações

Andre Santos
By
Reviewed by Kristina Knight, Journalist , BA
Fact check

nu bank

Nubank

Inovação; Transparência Simplicade

4.8 stars - votes

creditas

Creditas

Confiabilidade Agilidade Eficiência

4.5 stars - votes

Quinto Andar

Quinto Andar

Facilidade Comodidade Transparência

4.3 stars - votes

O que é um Fintech?

Fintech é um termo utilizado para se referir a empresas que oferecem soluções financeiras inovadoras através do uso da tecnologia, como por exemplo, aplicativos de pagamentos, empréstimos online, gestão de investimentos, entre outras. No Brasil, o termo é utilizado da mesma forma que em outros países e não há uma linguagem específica para isso.

Como funciona um fintech?

Uma fintech é uma empresa que atua no setor financeiro, utilizando tecnologia financeira para oferecer produtos e serviços financeiros inovadores e eficientes. As fintechs estão transformando o mercado financeiro, oferecendo opções mais acessíveis e práticas para as pessoas físicas, principalmente por meio de canais digitais, como aplicativos e sites.

Entre os produtos e serviços oferecidos pelas fintechs, estão os cartões de crédito, empréstimos, investimentos, seguros e outros. A principal diferença entre as fintechs e as instituições financeiras tradicionais, como bancos, é a forma como elas utilizam a tecnologia para oferecer soluções mais simples, rápidas e acessíveis aos clientes.

No Brasil, as fintechs estão crescendo rapidamente e se tornando uma tendência no mercado financeiro. O Banco Central vem regulamentando cada vez mais as fintechs de crédito e os bancos digitais, garantindo a segurança e a estabilidade do setor financeiro.

As fintechs também estão ajudando a democratizar o acesso ao mercado financeiro, oferecendo cursos e informações para as pessoas físicas investirem melhor e entenderem mais sobre finanças. Com as fintechs, os brasileiros têm mais opções para gerenciar suas finanças pessoais e fazer transações financeiras com mais facilidade e segurança.

Tipos de Fintech no setor financeiro, cartão de crédito… 

Existem diversos tipos de fintechs no mercado financeiro brasileiro, cada uma oferecendo soluções inovadoras para diferentes necessidades dos clientes. Alguns exemplos são:

Fintechs de pagamentos: oferecem soluções para pagamentos eletrônicos, como carteiras digitais, aplicativos de pagamentos, QR codes, entre outros.

Fintechs de empréstimos: oferecem empréstimos online, com taxas de juros mais baixas e processos mais ágeis do que os bancos tradicionais.

Fintechs de investimentos: oferecem plataformas online para investimentos em diferentes produtos financeiros, como ações, fundos imobiliários, títulos públicos, entre outros.

Fintechs de gestão financeira: oferecem soluções para gestão de finanças pessoais e empresariais, como aplicativos de controle de gastos, ferramentas de planejamento financeiro, entre outros.

Fintechs de seguros: oferecem soluções para seguros online, como seguros para automóveis, seguros de vida, seguros de viagem, entre outros.

Esses são apenas alguns exemplos de fintechs no mercado financeiro brasileiro, mas há muitas outras atuando em diferentes áreas e oferecendo soluções inovadoras para os clientes.

Os Fintechs são de confiança?

Sim, as fintechs no Brasil são de confiança. Elas oferecem soluções inovadoras e eficientes por meio da tecnologia para ajudar as pessoas a gerenciar melhor seu dinheiro. Exemplos de fintechs brasileiras incluem Nubank, Creditas e Stone. Como em qualquer outra coisa, é importante pesquisar e escolher com cuidado. Artigos e informações sobre fintechs no Brasil estão disponíveis em vários meios, incluindo email e bancos. As fintechs estão se tornando uma tendência global, e o Brasil não é exceção. Startups de financiamento coletivo também estão surgindo, e os  clientes estão cada vez mais satisfeitos com essas novas opções de mercado.

Melhores empresas de fintech no Brasil 2024

Nubank

nu bank

Visite o site

Nubank Resenhas

  • Sem taxa de anuidade ou tarifas bancárias
  • Taxas de juros competitivas
  • Plataforma digital fácil de usar
  • Atendimento ao cliente 24/7
  • Aplicativo móvel amigável ao usuário
  • Oferece programas de recompensas e cashback
  • Oferece uma gama limitada de produtos e serviços financeiros
  • Sem agências físicas para atendimento pessoal
  • Limitações em relação a saques internacionais

A Nubank é uma empresa pioneira em serviços financeiros digitais no Brasil, oferecendo uma alternativa atraente aos bancos tradicionais. Seus produtos e serviços são caracterizados por taxas competitivas, uma plataforma digital amigável ao usuário e atendimento ao cliente de alta qualidade. A política de não cobrar taxas bancárias é outro ponto positivo da empresa. No entanto, sua política de crédito restritiva e a falta de uma ampla gama de produtos e serviços financeiros podem ser um obstáculo para alguns clientes. No geral, o veredicto é que a Nubank é uma excelente opção para quem busca praticidade e transparência em serviços bancários, com algumas limitações.

Creditas

creditas

Visite o site

Creditas Resenhas

  • Taxas de juros competitivas em empréstimos pessoais e com garantia
  • Processo de solicitação de empréstimo fácil e rápido
  • Oferece uma variedade de opções de garantia, incluindo imóveis e automóveis
  • Possibilidade de refinanciamento de empréstimos anteriores com juros mais baixos
  • Atendimento ao cliente de qualidade
  • Ainda é uma opção limitada em relação a outros bancos tradicionais
  • Não oferece serviços de conta corrente ou cartões de crédito
  • Restrições para algumas opções de garantia, como veículos de luxo ou imóveis em determinadas localizações

A Creditas é uma ótima opção para quem precisa de empréstimos com taxas de juros mais baixas, especialmente empréstimos com garantia. Embora a empresa ainda não ofereça serviços bancários completos, seu processo de solicitação é fácil e rápido, e o atendimento ao cliente é de alta qualidade. No entanto, é importante considerar as limitações em relação a outros bancos tradicionais, especialmente se o cliente precisar de outros produtos e serviços financeiros além de empréstimos.

Quinto Andar

Quinto Andar

Visite o site

Quinto Andar Resenhas

  • Plataforma digital fácil de usar para locação e venda de imóveis
  • Processo de locação rápido e descomplicado
  • Sem necessidade de fiador, depósito caução ou seguro-fiança
  • Equipe de atendimento ao cliente de qualidade
  • Oferece garantia para proprietários de imóveis
  • Ainda não está disponível em todas as cidades do Brasil
  • Pode haver limitações em relação à disponibilidade de imóveis em determinadas áreas
  • A comissão cobrada pode ser alta para alguns proprietários de imóveis

O Quinto Andar é uma excelente opção para quem busca alugar ou vender imóveis de maneira rápida e descomplicada. A plataforma digital fácil de usar, a ausência de fiador e outras garantias, e a equipe de atendimento ao cliente de qualidade são grandes vantagens da empresa. No entanto, é importante considerar as limitações em relação à disponibilidade de imóveis em algumas áreas e a comissão cobrada, que pode ser alta para alguns proprietários. No geral, o Quinto Andar é uma opção muito positiva para quem busca praticidade e eficiência no mercado imobiliário.

Stone

stone

Visite o site

Stone Resenhas

  • Máquinas de cartão modernas e eficientes
  • Taxas competitivas e sem mensalidade
  • Conta digital empresarial gratuita
  • Atendimento ao cliente de qualidade
  • Oferece soluções personalizadas para empresas de todos os tamanhos
  • Pode haver limitações em relação à disponibilidade de máquinas de cartão em algumas regiões
  • O processo de abertura de conta pode ser burocrático para algumas empresas
  • Não oferece serviços bancários completos, como conta corrente e empréstimos empresariais

A Stone é uma excelente opção para empresas que precisam de máquinas de cartão modernas e eficientes, sem ter que lidar com taxas mensais elevadas. A conta digital empresarial gratuita e o atendimento ao cliente de qualidade também são grandes vantagens da empresa. No entanto, é importante considerar as limitações em relação à disponibilidade de máquinas de cartão e o processo de abertura de conta, que pode ser burocrático para algumas empresas. Além disso, a Stone não oferece serviços bancários completos, o que pode ser um obstáculo para algumas empresas. No geral, o veredicto é que a Stone é uma excelente opção para empresas que buscam soluções personalizadas e eficientes para suas transações financeiras, com algumas limitações.

XP Investimentos

XP Investimentos

Visite o Corretor

XP Investimentos Resenhas

  • Plataforma digital fácil de usar e com diversas ferramentas de investimento
  • Diversidade de produtos de investimento disponíveis, incluindo ações, fundos imobiliários, títulos de renda fixa e muito mais
  • Atendimento ao cliente de qualidade e equipe de assessores de investimento disponível para auxiliar os clientes
  • Taxas competitivas e transparentes
  •  Não possui conta corrente e outras soluções bancárias
  • Pode ser necessário ter um conhecimento prévio em investimentos para utilizar a plataforma
  • Alguns produtos de investimento podem ter valores mínimos elevados

A XP Investimentos é uma excelente opção para quem busca diversidade e qualidade em produtos de investimento, com uma plataforma digital fácil de usar e atendimento ao cliente de qualidade. As taxas transparentes e competitivas também são grandes vantagens da empresa. No entanto, é importante considerar que a XP Investimentos não oferece soluções bancárias completas e que pode ser necessário ter um conhecimento prévio em investimentos para utilizar a plataforma. Além disso, alguns produtos de investimento podem ter valores mínimos elevados. No geral, o veredicto é que a XP Investimentos é uma excelente opção para quem busca investimentos diversificados e de qualidade, com algumas limitações.

Youse

youse

Visite o site

Youse Resenhas

  • Plataforma digital fácil de usar e intuitiva
  • Oferece diversos tipos de seguros, incluindo automóveis, residenciais e de vida, com coberturas personalizáveis
  • Preços competitivos e transparentes
  • Possibilidade de personalização das coberturas e serviços contratados
  • Atendimento ao cliente eficiente e disponível via chat, telefone ou redes sociais
  • Pode haver limitações em relação à disponibilidade de seguros em algumas regiões
  • Não oferece descontos para contratação de mais de um seguro
  • Não possui opções de seguro para algumas categorias, como saúde e odontológico

A Youse é uma excelente opção para quem busca seguros personalizáveis e preços competitivos, com uma plataforma digital fácil de usar e atendimento ao cliente eficiente. A possibilidade de personalização das coberturas e serviços contratados também é uma grande vantagem da empresa. No entanto, é importante considerar as limitações em relação à disponibilidade de seguros em algumas regiões e a falta de descontos para contratação de mais de um seguro. Além disso, a Youse não oferece opções de seguro para algumas categorias, como saúde e odontológico. No geral, o veredicto é que a Youse é uma excelente opção para quem busca seguros personalizados e acessíveis, com algumas limitações.

PagSeguro

PagSeguro

Visite o site

PagSeguro Resenhas

  • Plataforma de pagamento digital fácil de usar e intuitiva
  • Oferece diversas opções de pagamento, incluindo cartões de crédito e débito, boleto bancário, transferência bancária e muito mais
  • Possibilidade de parcelamento em até 18 vezes
  • Possui diversas ferramentas para gestão de vendas e controle financeiro, como a emissão de notas fiscais e o acompanhamento de vendas em tempo real
  • Atendimento ao cliente eficiente e disponível via chat, telefone ou redes sociais
  • Taxas de processamento podem ser elevadas em alguns casos, especialmente para parcelamentos em muitas vezes
  • Pode haver demora na liberação de valores para saque em alguns casos
  • Não possui soluções de crédito ou empréstimos para os clientes

O PagSeguro é uma excelente opção para quem busca uma plataforma de pagamento digital fácil de usar, com diversas opções de pagamento e ferramentas para gestão de vendas e controle financeiro. A possibilidade de parcelamento em até 18 vezes também é uma grande vantagem da empresa. No entanto, é importante considerar as taxas de processamento, que podem ser elevadas em alguns casos, e a demora na liberação de valores para saque em alguns casos. Além disso, o PagSeguro não oferece soluções de crédito ou empréstimos para os clientes. No geral, o veredicto é que o PagSeguro é uma excelente opção para quem busca soluções de pagamento digitais, com algumas limitações.

O que torna um Fintech bom?

Para uma fintech ser considerada boa, é preciso oferecer produtos e serviços financeiros inovadores, seguros e eficientes, que atendam às necessidades dos clientes de forma personalizada e com preços competitivos. Além disso, é importante ter uma plataforma digital de fácil acesso e uso, com boa usabilidade e segurança, bem como uma equipe de atendimento ao cliente eficiente e disponível em diferentes canais, como chat, telefone e redes sociais. A transparência e a simplicidade nas transações também são fundamentais, bem como a facilidade na resolução de eventuais problemas. Por fim, é importante que a fintech esteja em conformidade com as regulamentações e normas aplicáveis ao setor financeiro, garantindo a confiabilidade e a segurança das operações financeiras realizadas pelos clientes.

Como escolher um Fintech?

Escolher uma Fintech no Brasil pode ser um desafio, pois existem muitas opções no mercado. Uma boa maneira de começar é verificando se a empresa está registrada no Banco Central, o que garante sua legalidade.

Também é importante verificar se a Fintech oferece suporte por e-mail ou por meio de outros canais de atendimento, como chat ou telefone. Assim, é possível ter ajuda sempre que necessário.

Ao escolher uma Fintech, é importante considerar seu histórico no mercado. Verifique há quanto tempo a empresa está operando e se ela tem uma boa reputação. Artigos e dados sobre a Fintech podem ser úteis nesse processo.

Além disso, é importante verificar quais são os principais serviços oferecidos pela Fintech. Algumas empresas oferecem cursos ou outras formas de ajuda aos clientes, o que pode ser útil para quem está começando a investir ou a lidar com moedas digitais.

Outro fator importante a considerar é se a Fintech opera apenas no Brasil ou se também está presente em outros países. Empresas que atuam em diversos países podem ter mais experiência em lidar com diferentes tipos de moedas e economias.

Por fim, é importante verificar se a Fintech oferece meios seguros para realizar transações e se a empresa está em conformidade com os termos e regulamentações do Banco Central. Ter uma conta bancária na Fintech pode ser uma boa opção para quem deseja utilizar os serviços de forma mais frequente.

Em resumo, escolher uma Fintech no Brasil requer um pouco de pesquisa e atenção aos detalhes. Verificar a reputação da empresa, seus serviços, sua presença no mundo e sua conformidade com as regulamentações pode ajudar a tomar uma decisão mais segura e confiável.

Conclusão

As fintechs estão revolucionando o mercado financeiro no Brasil, oferecendo soluções inovadoras e acessíveis para as pessoas físicas e transformando a forma como as transações financeiras são realizadas. A tecnologia financeira tem permitido a criação de produtos e serviços financeiros mais simples e eficientes, como cartões de crédito, empréstimos e investimentos.

A diferença entre as fintechs e as instituições financeiras tradicionais, como bancos, é a forma como elas utilizam a tecnologia para oferecer soluções mais simples, rápidas e acessíveis aos clientes. As fintechs também têm uma regulamentação específica pelo Banco Central, o que garante a segurança e a estabilidade do setor financeiro.

Além disso, as fintechs têm se preocupado em oferecer cursos e informações para as pessoas físicas, democratizando o acesso ao mercado financeiro e contribuindo para uma melhor educação financeira. O Brasil tem se destacado no cenário mundial como um dos países com maior número de startups e fintechs, o que reflete a tendência mundial de utilização de canais digitais para a realização de transações financeiras.

Em suma, as fintechs são uma grande oportunidade para os brasileiros, oferecendo mais opções para gerenciar suas finanças pessoais com mais facilidade e segurança, e transformando o setor financeiro com inovações tecnológicas.

Perguntas Frequentes

O que são fintechs?

Fintechs são startups de tecnologia financeira que buscam inovar e transformar o mercado financeiro através da utilização de tecnologia. Elas oferecem serviços financeiros de forma mais ágil, prática e acessível para pessoas físicas e jurídicas, como cartões de crédito, empréstimos, investimentos, entre outros.

Qual a diferença entre fintech e instituição financeira tradicional?

A principal diferença entre uma fintech e uma instituição financeira tradicional é a utilização de tecnologia. As fintechs usam a tecnologia para criar soluções financeiras mais acessíveis e inovadoras, enquanto as instituições financeiras tradicionais geralmente possuem estruturas mais burocráticas e processos mais demorados.

Como as fintechs ajudam na compra de produtos e serviços?

As fintechs disponibilizam serviços financeiros mais acessíveis e práticos, como cartões de crédito, empréstimos e meios de pagamento eletrônico, que facilitam a compra de produtos e serviços. Além disso, algumas fintechs utilizam inteligência artificial para personalizar as ofertas de produtos e serviços financeiros de acordo com o perfil do consumidor.

Como a pandemia afetou as fintechs no Brasil?

A pandemia acelerou a adoção de canais digitais para transações financeiras no Brasil, o que beneficiou as fintechs. Muitas pessoas passaram a utilizar mais serviços financeiros online e a buscar soluções mais ágeis e práticas para lidar com a crise financeira provocada pela pandemia.

Quais são as principais fintechs no Brasil?

Algumas das principais fintechs no Brasil incluem Nubank, Creditas, Stone, XP Investimentos, PicPay e PagSeguro. Essas empresas têm atraído investimentos significativos, com várias rodadas de captação de recursos para expandir suas operações e oferecer novos serviços financeiros aos brasileiros.

Share:
Share

ABOUT THE AUTHOR

Andre Santos
Andre Santos , BA
Financial research and analyst

ABOUT THE REVIEWER

Kristina Knight-1
Kristina Knight, Journalist , BA
Content Writer & Editor
linkedin
Kristina Knight is a freelance writer with more than 15 years of experience writing on varied topics. Kristina’s focus for the past 10 years has been the small business, online marketing, and banking sectors, however, she keeps things interesting by writing about her experiences as an adoptive mom, parenting, and education issues. Kristina’s work has appeared with BizReport.com, NBC News, Soaps.com, DisasterNewsNetwork, and many more publications.

+ 4 sources

  1. MARKET STUDY FINANCIAL TECHNOLOGY (FINTECH). gov.br. Accessed April 14, 2023. https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/ciencia-tecnologia-e-inovacao/marketstudyinfinancialtechnologyfintechenglish.pdf
  2. fintech de investimentos. bomjesusdalapa.ba.gov.br. Accessed April 14, 2023. https://bomjesusdalapa.ba.gov.br/static/6731706.html
  3. FinTech | Câmara Municipal de Josenópolis. josenopolis.cam.mg.gov.br. Accessed April 14, 2023. https://josenopolis.cam.mg.gov.br/category/fintech-2/
  4. fintech – Semana Mundial do Investidor. semanadoinvestidor.cvm.gov.br. Accessed April 14, 2023. https://semanadoinvestidor.cvm.gov.br/tag/fintech/

     

Feedback

Help us rate this article

Thank you for your feedback

Keep in touch to see our improvement